| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Thraupidae |
| Cabanis, 1847 | |
| Subfamília: | Thraupinae |
| Cabanis, 1847 | |
| Espécie: | T. chilensis |
O Sete-cores-da-amazônia é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como Saíra-paraíso e Sete-cores. Apesar do nome científico, jamais foi encontrada no Chile.
Mede cerca de 13,5 cm de comprimento. Não apresentam dimorfismo sexual. Jovens de peito e abdômen estriados de negro. Sua voz é um assobiar finíssimo, em seqüências prolongadas, lembrando um sagüi, demonstrando que os pássaros mais coloridos têm uma vocalização pouco melodiosa.
Existem quatro subespécies reconhecidas, variando, basicamente, a cor do uropígio:
Tangara chilensis chilensis (Vigors 1832); Ocorre no leste da Amazônia, do sudeste da Colômbia, sul da Blívia, sudeste da Amazônia até o Brasil central. Possui uropígio vermelho.
Tangara chilensis paradisea (Swainson 1837); Ocorre no Suriname, Guiana Francesa e extremo norte do Brasil. Uropígio amarelo claro.
Tangara chilensis chlorocorys (Zimmer 1929); Ocorre no Vale Huallada, no centro-norte do Peru. Uropígio amarelo.
Tangara chilensis coelicolor (Sclater 1851); Ocorre do leste da Colômbia até o extremo noroeste do Brasil e Venezuela. Uropígio amarelo cádmio
Tangara chilensis chilensis - http://www.wikiaves.com.br/775318&p=1&t=c&c=5100250&s=11591
Tangara chilensis paradisea - http://www.wikiaves.com.br/606273&t=s&s=11591
Tangara chilensis coelicolor - http://www.wikiaves.com.br/374395&t=s&s=11591
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz ninho em formato de xícara, entre 5 e 20 m de altura. Põe de 2 a 4 ovos branco-esverdeados com muitos pontos marrons e pretos, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 15-17 dias.
É comum em bordas de florestas de terra firme e de várzea, bem como nas capoeiras adjacentes. Vive em grupos de dez ou mais, freqüentemente em associação com outras espécies, na copa das árvores. Vive à média altura na mata, sobretudo na de várzea.
Presente na maior parte da Amazônia brasileira e também em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.